sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Pergunta de Leitor - Nem sempre a angústia é má




Estou sempre sentindo uma angústia que não sei explicar de onde vem. Na minha vida está tudo certo. Não tenho grandes problemas e nem sofro muito, mesmo assim fico angustiado, com um sentimento muito ruim. Será que é estresse? E eu não percebi que estou estressado? O que posso fazer com essa angústia? Me ajude, por favor.

            A angústia é um sinal. Sinal de que algo pede por atenção. O que é que vem pedindo atenção você não faz ideia e nem eu, mas isso pode ser investigado. Não só pode como deve porque viver em angústia constante é sempre pesar a vida.
            Ao contrário do que muitos pensam a angústia não é má, mas um instrumento útil para vivermos melhor. É porque se alguém sente angústia tem muito mais chance de procurar ajuda e com isso compreender coisas importantes na própria vida. A angústia já salvou e vem salvando muita gente ao ser um incentivo para buscar mudanças necessárias. Quando alguém procura um psicanalista, por exemplo, é porque está sofrendo angústia, afinal ninguém vai fazer análise porque está bem, mas porque sofre.
            Para se saber o que um sentimento de angústia quer dizer é preciso dar um sentido para ele. Isso só acontece quando você fala da sua vida, se debruça sobre a sua história e os significados vão surgindo. O objetivo da psicanálise é ajudar a pessoa a dar significado para a própria vida e potencializar o que tem de melhor dentro de si. Sem o saber que o autoconhecimento produz não temos como estar bem.
            A angústia não vem só dos problemas concretos da vida ou de grandes tragédias, porém nasce de muitas partes que nos são desconhecidas. Há pessoas que estranham sentirem angústia porque a associam com dramas visíveis e mensuráveis. E ninguém se livra da angústia que sente, já que ela só pode ser transformada e não descartada. A única coisa que você pode fazer (e já é muito) é procurar se autoconhecer para compreender o que vem ocorrendo consigo e mudar aquilo que pode ser mudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário