sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Pergunta de Leitora - Sacrifício sem Mérito




Não consigo viver bem sabendo de tantas desgraças no mundo. Como posso comer sossegadamente se há tanta gente sem nada para comer? Me sinto mal e culpada por ter oportunidades que outros não têm. Não consigo tirar férias porque como vou me permitir gastar dinheiro quando tantas pessoas nada possuem? Não compro nada que seja mais caro e de marca, só os produtos mais baratos e intragáveis no supermercado porque não posso gastar enquanto outros nada podem. Me enraivece que muitas pessoas não sintam isso e gastam comprando tudo do bom e melhor como se não se sentissem culpados. O mundo e as pessoas são muito egoístas e eu não quero compactuar com isso. Só que eu sofro com o egoísmo desse mundo. Já me disseram que sou delicada demais para esse mundo, que sofro nesse plano de existência porque sou boa demais.

            Ao contrário do que você imagina não penso que você seja boa, mas acredito que seja egoísta. Egoísta consigo própria. O seu sofrimento vem justamente desse egoísmo ao qual você se apega. Não estou dizendo, que fique claro, que você seja má pessoa. Claro que você deve ter suas boas e louváveis características, mas se engana e torna a sua vida intolerável.
            Realmente há muitas pessoas necessitadas nesse mundo afora, mas o que você está fazendo sobre isto? Deixar de viver não vai melhorar a vida de ninguém e você nem vai ganhar mérito por isso. Portanto, o seu sofrimento é estéril e de nada adianta. Não se permitir viver com mais naturalidade, tranquilidade e prazer não a torna uma pessoa boa, mas a torna uma pessoa boba. Boba porque deixa de aproveitar o que muitos não têm a chance.
            Se sua abdicação ainda resolvesse algo, vá lá...mas parece que você se abnega de sentir prazer e cuidar da sua vida e joga toda a culpa no mundo. Se você pode fazer algo para mitigar tanto sofrimento no mundo, mesmo que seja apenas uma pequena gota, ótimo, faça! No entanto, não espere que o mundo seja perfeito para só assim você começar a viver. Por isso eu disse que você é egoísta, já que o seu egoísmo não a permite viver, mas apenas sobreviver.
            Outra coisa que deve te atrapalhar muito é querer ser boa. Isso faz com que você construa o papel da mulher boa e se dedique a cumprir este papel, e não a viver de fato. Ser boa, no seu caso, parece estar muito ligado a uma questão narcísica, ou seja, algo da dimensão da vaidade, e não da verdade. Hoje você se esmera e se sacrifica, mas isso não a deixa feliz e satisfeita, sendo o oposto: você está amarga pela raiva de não se permitir viver. Será que não está na hora de rever como vem se relacionando consigo e com o mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário