sexta-feira, 3 de julho de 2015

Pergunta de Leitor - Labirinto de Ilusões


Quero ser cantor. Desde pequeno tenho esse sonho mas nunca tive meios de realiza-lo. Primeiro por uma questão financeira e depois por questões que fazem eu ter medo de errar. Tenho medo de um dia subir num palco e fazer algo errado que me trará muita vergonha. Esse medo me aprisiona e faz com que eu cante apenas quando estou sozinho e jamais mostro minhas habilidades para ninguém. Acho que sou extremamente tímido e não sei como vencer essa timidez e acho que nunca iria conseguir suportar ser criticado. Só quero elogios e congratulações. Vejo muita gente sem nenhum talento fazendo sucesso e quando penso que tenho muito mais talento que essas pessoas fico decepcionado por as pessoas não me reconhecerem. Será que há algo que posso fazer sobre a minha timidez?

            Antes mesmo de você começar a jogar você já se deprime, parte em retirada pela certeza do fracasso e se impede de viver experiências importantes. Assim você se preserva de qualquer sentimento de desprazer e frustração, mas também fica esvaziado e empobrecido. Nunca perde, mas também nunca ganha. Essa posição é de muita impotência.
            Você se imagina um grande cantor, um verdadeiro artista, mas a verdade é que você não sabe disso. Ate agora isso está apenas no plano da imaginação, mas nunca foi colocado em teste. Na sua imaginação você se vê tão maravilhoso e fica cheio de vaidade e é justamente perder essa vaidade que você teme. Só que ninguém consegue se realizar verdadeiramente através da vaidade.
            Quando você sente a sua vaidade atacada você se deprime e assim você passa do céu ao inferno. Vai de um extremo a outro. Antes era todo poderoso, mas depois se sente um zero a esquerda. O que lhe faz falta é realidade e sair desse labirinto de ilusões que você se colocou. Hoje você fica numa encruzilhada: Se testar suas habilidades poderá se decepcionar; Caso se sinta um nada não terá coragem para seguir em frente e melhorar.
            Todo o mundo gosta de elogios, mas não devemos depender deles. Senão você estará fazendo o que quer que seja pelos aplausos e não por se desenvolver e se expandir. Querer ter a certeza dos elogios te impede de aprender e de ousar vôos mais altos. Como você poderá ser um artista e ser criativo se o que te move são os aplausos certos? O artista precisa de liberdade para ser ele mesmo quando pratica seu trabalho, mesmo que ser ele mesmo não vá sempre trazer aplausos. Acima de tudo é você que tem que aplaudir o seu desempenho e não a plateia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário