sexta-feira, 1 de março de 2013

Pergunta de Leitora - O amor causa união



Tenho três filhos entre 20 e 26 anos. Os dois mais velhos se saem muito bem em tudo o que fazem. Têm boas notas e jamais me deram problemas. Em compensação o mais novo sempre me trás muitos problemas. Ele não é tão ambicioso como os irmãos e nem tão maduro. Sempre fiz meus filhos quererem o melhor da vida e sempre os coloquei em disputa porque só assim eles chegam em algum lugar. Meu filho mais novo não gosta de competir em nada: em esportes, em jogos e na vida. Sempre aponto isso para ele para ver se acorda. Acabo sempre premiando meus dois filhos mais velhos e nada dou para o mais novo, já que a vida é assim mesmo: premia os melhores. Meu marido fica meio estarrecido com esse meu comportamento e acha que é um absurdo. Mas entre meu marido e eu, eu me saí bem melhor. Sou bem mais forte que ele. Creio que meu filho mais novo puxou meu marido. Como pode alguém se satisfazer na mediocridade?


            Não entendi bem qual a sua questão. É preocupação com seu filho ou lamentação por ele não ser como você gostaria? É um desabafo em relação ao marido ou à vida em geral? Para mim ficou meio confuso compreender o que de fato quis comunicar.
            Mesmo assim podemos pensar que a sua atitude tem a ver com a competição e não com o amor. É claro que a vida exige muita competição e que sejamos muito bons. A competição está presente nas escolas, nas universidades, nos esportes, nas empresas e em tudo o mais. No entanto, só existir competição é algo cruel, principalmente quando a competição existe com tanta intensidade dentro da família.
            Entre irmãos, naturalmente, já há disputa. Pior é quando os próprios familiares e neste seu caso a própria mãe incentive a disputa. Como se a única coisa que valesse a pena fosse só o status de melhor e não a pessoa em si. A família deveria ser um lugar de acordos e não de disputas. Ao valorizar a competição entre seus filhos com tanta veemência você fecha um porta para o amor entre eles e isso pode ter conseqüências severas e tristes para o resto da vida. Você convida o ódio entre eles e não a aceitação.
            Atitudes assim são encontradas em técnicos esportivos que priorizam o pódio dos vencedores. Para a função materna se faz necessário o acolhimento e a compreensão; entender que nem todos os filhos são e precisam ser iguais. Alguns podem ser mais competitivos e agressivos e outros mais calmos e introspectivos. Aceitar as diferenças é o melhor caminho para fazer o amor viver. E tem mais, há varias formas de competir bem na vida e talvez a maneira de seu filho seja uma que você não entenda. Entretanto, o que você deve desejar, de fato, é que seus filhos encontrem realizações na vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário